segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A importancia da Pré - Escola



A educação pré-escolar ou infantil visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino.

Enquanto ato educativo baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.

Dada a idade das crianças que frequentam a pré-escola da rede pública e municipal de ensino; muitas vezes o seu primeiro contato com o mundo social mais alargado que o ambiente familiar a educação pré-escolar tem características gerais que a distinguem dos outros níveis de escolaridade com orientações curriculares ,ela privilegia a aprendizagem em relação ao ensino, seguida de projetos e rotinas a serem cumpridas ao longo do ano letivo, não existe uma avaliação quantitativa mas sim pode existir uma avaliação qualitativa e a aprendizagem deve ser ativa.

Estas características traduzem-se numa terminologia própria: não se usa o termo”ensino”, mas educação; “não há professores” mas sim educadores que “não dão aulas” e sim organizam atividades; “não têm uma classe ou turma de alunos” mas um grupo de crianças e “não funciona numa sala de aulas” mas numa sala de atividades.

A aprendizagem da criança processa-se a um ritmo diferente segundo as capacidades individuais de cada uma. É necessário, portanto organizar o ambiente educativo que deverá ser motivador e facilitador das experiências que permitem a aprendizagem.

O papel do educador revela-se assim de extrema importância por ser um orientador que facilita as experiências educativas e de comunicação.
Sabemos que nossas crianças e jovens estão cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas. Falta-lhes a percepção para compreender o mundo que os cerca, para solução de problemas, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, etc. Virtudes essas que são extremamente necessárias na Era da Informação e da Comunicação.

Uma boa pré-escola deve:

· ter amplo espaço externo, com variedade de recursos para recreação;

· ser limpa e organizada;

· ter salas adequadas para idades diferentes, que devem ser limpas e decoradas para melhor estimulação;

· ter recursos pedagógicos variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades extra-curriculares;

· ter professores experientes formados em magistério e/ou pedagogia;

· ter cozinha e refeitório limpos e amplos;

· ter funcionários para limpeza;

· apresentar planos pedagógicos organizados e coerentes com as idades das crianças;

· ter atendimento e boa comunicação com os pais.




Até a próxima !

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bienal do Livro




Olá !

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil.

É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período. Um local de bons negócios! Atrai jornalistas, empresários e escritores do mundo inteiro e com ótima visibilidade na mídia.

Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Algumas atividades estão previstas para personalizar ainda mais a programação, durante os 11 dias do evento.

E pensando nisso a equipe Gestora e as Professoras da E. M Doce Vida, organizaram esta tão importante visita. Ocorreu no dia 18 de agosto e contemplou as crianças do PRÉ I ao PRÈ III, foram 127 crianças e 12 responsáveis da escola, encantados com o vislumbre oferecido durante o evento, o contentamento com a enorme variedade de livros deixou as crianças encantadas e as professoras muito mais sabendo que a inicalização ao insentivo do gosto pela leitura está sendo feita da melhor forma possível, e para deixar esta visita todas as crianças ganharam um livro oferecido pela escola onde farão a leitura junto aos pais.












quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comemoração do dia dos Pais


A comemoração do Dia dos Pais da E. M. Doce Vida foi um verdadeiro sucesso. As atividades e brincadeiras, entre pais e filhos fortificaram este contato que muitas vezes é esquecido pelas obrigações do dia - a - dia.


Mensagem aos Pais


"PAI"

Pai tantas coisas eu queria te dizer,

Cresci ao teu lado ,e o tempo passou,

e não sobrou tempo e até coragem

para dizer o quanto você é importante,

na minha vida, no meu dia a dia... Pai, os momentos mais difíceis de

minha vida, você estava lado meu lado.

Nos momentos de alegria,

estava você lá do meu lado.

E hoje nesse seu dia,

entre todos outros dias,

gostaria muito de estar do teu lado...

Palavras não terei para expressar

o quanto amo você, para dizer-te o

quanto és importante

em minha vida inteira..

Continue sempre assim,

pois se você na altura

do campeonato resolver mudar,

certamente não vai dar certo,

pois gosto de você como você É.

Feliz Dia dos País

Autor desconhecido


Essas são nossas fotos do grande momento.














































Agradecemos a participação de todos.