Proposta Pedagógica


 INTRODUÇÃO:

A proposta pedagógica do CEMEB Cora Coralina leva em conta a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB9.394/96,a Constituição Brasileira,o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia de ensino do CEMEB Cora Coralina está baseada na proposta construtivista , ou seja, o  objetivo  é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo,dos objetivos,das relações,do espaço e através disso,desenvolver a sua capacidade de observar,descobrir e pensar.As atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
 
Na Educação Infantil,busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos,psicológicos,intelectuais e sócio culturais,preparando-se para a  continuidade do processo educacional,em termos de Ensino Fundamental.

PERSPECTIVAS:

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatudo da Criança e do Adolescente,à escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das pecualiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea,a educação tem por função criar condições para  o  desenvolvimento  integral  de todas as crianças,considerando  também as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas  diferentes faixas etárias através de um atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva,ética, de relação  interpessoala  e inserção social.

A definição dos objetivosso em termos de capacidades - e não de comportamentos - visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas,uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas.

Ao estabelecer objetivos nesses termos,o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças,podendo considerar diferentes habilidades,interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta.Para que seja incorporada pelas crianças,a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidade precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na Instituição.Começando pelas diferenças de temperamento,de habilidades e de conhecimentos,até as diferenças de gênero,de etnia e de credo religioso,o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

É tarefa primordial da escola a difusão dos conteúdos.Não conteúdos abstratos,mas vivos e concretos,portanto,indissociável da realidade social.

Um ensino que segue a Lína " diálogo - ação - compreensão - participação " baseada em relações diretas de experiência do aluno,o que se presta aos interesses sociais,já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade e torná-la democrática.

A condição para que a escola sirva aos interesses sociais é garantir a todos um bom ensino,isto é,a apropriação dos conteúdos básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.