sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Reunião de Pais

No mês de agosto convidamos os pais para uma reunião,onde na mesma foi exposto a proposta de trabalho da equipe gestora,uma reunião que propiciou aos pais conhecerem um pouco mais sobre a escola.








Apresentação da Proposta de Trabalho da Equipe Gestora

A atual equipe gestora atua nesta U.E. desde o ano de 2008, com parcerias de professores, funcionários, comunidade e subsídios pedagógico e administrativo da Secretaria de Educação e Cultura, para oferecer às crianças uma educação de qualidade, responsabilidade e compromisso social.

Parcerias para realização de um trabalho qualitativo

* Para o sucesso de um trabalho, há a necessidade de estabelecer parcerias. Conheça um pouco de nossos principais parceiros e suas contribuições:

*Equipe docente – Atua diretamente com nossas crianças buscando atender as necessidades individuais, priorizando o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social.

* Secretaria de Educação e Cultura – Hoje representada pelo Sr. Edgard J. Fiusa, age com sua equipe como um importante parceiro na promoção de respaldo e subsídios administrativo e pedagógico e viabiliza a continuidade da formação profissional de seus funcionários, priorizando uma educação qualitativa, igualitária e inclusiva.

* Associação de Pais e Mestres (A.P.M.) – Atuam diretamente em parceria da equipe gestora e docente, na tomada de decisões mais adequadas às reais necessidades da Unidade Escolar, quanto a utilização de verbas adquiridas através de festas e eventos e do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e prestação de contas, visando sempre, a garantia de um ensino de qualidade e inclusão social de cada criança.

Recursos Físicos da Unidade Escolar

A equipe gestora do CEMEB “Cora Coralina” em parceria com os docentes, funcionários, comunidade e órgãos competentes, através de muita dedicação, seriedade e compromisso, vem conquistando melhorias nos aspectos físicos desta U.E. E, hoje, após a recente reforma, contamos com a disponibilidade de:

* 8 salas de aula, atendendo 1 turma de Berçário II em período integral, 3 turmas de Maternal, 5 turmas de Pré I e 6 turmas de Pré II;

* 1 Sala de Informática com 16 computadores, para incluir nossos pequenos na era virtual;

* 1 cozinha onde é preparada as refeições e 1 espaço de refeitório onde as crianças lancham e fazem suas refeições como almoço e jantar; * 1 área externa para recreação e aulas de Educação Física, além de 1 espaço interno com um parque móvel, para ser utilizado de acordo com as necessidades e prioridades da U. E. e dos docentes.

Proposta do Trabalho Pedagógico para Educação Infantil

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a Educação Infantil deve-se oferecer aos pequenos, condições de desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, garantindo a integridade física e emocional de cada criança.

Projetos Pedagógicos

Os Projetos Pedagógicos caracterizam-se em propostas de trabalho em que haja a garantia de estabelecer situações de ensino-aprendizagem. A Secretaria de Educação e Cultura promove anualmente alguns Projetos Pedagógicos permanentes, ou seja, que já fazem parte do nosso Calendário Escolar, por outro lado, nós, educadores da U.E., também promovemos nossos Projetos Pedagógicos internos, visando atender as necessidades educacionais de nossas crianças.

Conhecendo os Projetos Pedagógicos promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura para Educação Infantil

* Projeto “Eu escrevo, tu escreves, nós mudamos” (Parceria com o Instituto Sidarta) – Promove desde 2006 o incentivo à prática e ao gosto pela leitura e escrita.

* Projeto P.E.T.I.(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) – Desde 2008 atuando na minimização do trabalho infantil e incentivando a garantia do cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

*Projeto Comunicar – Especialistas em fonoaudiologia capacitando professores e educadores da rede, para um trabalho preventivo com as crianças (importância de uma mastigação correta, respiração, etc.). Conhecendo os Projetos Pedagógicos permanentes promovidos pela Unidade Escolar.

* Projeto Leitura - Um projeto que motiva a participação da família no incentivo ao gosto pela leitura desde muito pequenos (início em 2008).

*Projeto Conviver - Em 2009 equipe gestora e docente instituíram este projeto para incentivar as crianças a usufruírem em seu dia-a-dia, palavras e gestos que expressassem cordialidade, bons modos e gentileza, promovendo o respeito, a amizade e cidadania.

*Outros projetos pedagógicos são promovidos anualmente pela equipe gestora e docente desta U.E., como Projeto Zoológico, Projeto Cinema, entre muitos outros, que visam a oportunidade da criança conhecer, interagir e participar de novas experiências fora do âmbito escolar.

Conclusão

A equipe gestora e docente do CEMEB “Cora Coralina”, acreditam que uma educação de qualidade, é derivada de muita seriedade, compromisso, dedicação, qualificação profissional e parcerias.

Agradecemos e contamos com todos aqueles que acreditam que uma escola é constituída da união entre escola e família, e almejam um futuro mais igualitário, com Direito a uma verdadeira Educação de Qualidade.


0 bilhetinhos debaixo da porta:

Postar um comentário